fbpx
logo horizontal

Doenças imunopreviníveis por vacinas: fique atento para sua próxima viagem com a família

Para evitar a transmissão e a exposição a determinadas doenças durante uma viagem, é importante a atualização das vacinas de acordo com o calendário vacinal da Sociedade Brasileira de Imunização ou Sociedade Brasileira de Pediatria.  

Mantendo o calendário de vacinação em dia, muitas doenças podem ser evitadas.  

É bom lembrar que as vacinas geralmente têm um período, que varia entre 10 dias e 6 semanas, até atingir a proteção esperada. Por isso, devem ser aplicadas com a devida antecedência à viagem.  

Algumas doenças evitáveis pela vacinação e que devem ser realizadas antes de uma viagem:  

1 – Hepatite A: recomendada até 2 doses na vida, com intervalo de 6 meses entre elas. Pacientes acima de 12 meses de vida, incluindo adolescentes e adultos.  

2 – Febre Amarela: idade 9 meses e segunda dose a partir de 4 anos. Jovens e adultos abaixo de 60 anos recomendável. Centro Oeste é região endêmica, por isso vacinamos de rotina.  

3 – Meningoco ACWY: vacina contra 4 tipos de meningococo, altamente recomendada para adolescentes que são os principais transmissores sãos da doença. Vacina licenciada para maiores crianças acima de 12 meses incluindo adolescentes e adultos.  

4 – HPV: vacina contra papilomavírus humano, responsável pelo câncer colo do útero, vagina, vulva, ânus, câncer de pênis, verrugas genitais. Dois tipos de vacina disponíveis no mercado, tanto para homens quanto para mulheres.   Jovens que se deslocam para intercâmbio e/ou viagens prolongadas, homens e mulheres que se deslocam deveriam estar imunizados. Doença altamente contagiosa, transmitido por via sexual ou simples contato genital.  

5 – Pólio: para viajantes que se deslocam para Europa ou outras áreas de risco. Vacina disponível para adultos e jovens: tetra bacteriana tipo adulto (dtpa + VIP). Vacinas para crianças: campanha pólio oral no PNI (programa Nacional de Imunização) e vacinação de rotina com 2/4/5 meses e reforço aos 15 meses.

Veja mais

Introdução alimentar

A introdução alimentar em bebês é um marco importante no desenvolvimento deles. Em geral, a maioria dos profissionais de saúde recomenda iniciar a introdução alimentar

O que é método canguru?

O Método Canguru é um modelo de assistência ao recém-nascido prematuro e sua família, internado na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal, voltado para o cuidado

Dia nacional do teste do pezinho

Você sabia que o teste do pezinho é um dos exames mais importantes para a saúde dos recém-nascidos?Ele recebe este nome porque é realizado a